Especialidades

Clínica médica

Clínica médica. ... Geralmente é a primeira especialidade procurada quando o paciente está com problemas de saúde. Pois através desta especialidade é possível identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. A consulta nesta especialidade deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema de saúde.

Cardiologia

Especialidade da medicina dedicada a estudar, tratar e cuidar do coração e sistema circulatório. A cardiologia é dividida em duas áreas: a preventiva e a curativa. Sabe-se que com o aumento do sedentarismo e má alimentação os problemas cardiovasculares na população vêm aumentando, por isso consultar um cardiologista regularmente faz parte de um tratamento preventivo contra possíveis doenças do coração.

Ortopedia

Também conhecida como Traumatologia, ou Traumato-ortopedia, por tratar das lesões causadas por traumas em acidentes e outras situações que provoquem a fratura óssea. É a especialidade médica responsável pelo cuidado com os ossos, ligamentos, articulações, músculos e outros componentes do sistema locomotor do organismo, composta por subespecialidades: mãos, pés, coluna, ombro, joelho e quadril..

Gastroenterologista

O gastroenterologista é o médico especializado no sistema digestivo, cuidando de todas as doenças relacionadas que se estendem desde a boca, passando pelo esôfago e órgãos como o estomago e intestinos, chegando até ao reto. Sintomas relacionados a esses órgãos, como inchaço ou distensão abdominal, azia e queimação no estômago, refluxo, alteração na digestão, prisão de ventre, entre outros são indicativos de que se deve procurar um gastroenterologista.

Alergista

ALERGOLOGIA: É o ramo da medicina que estuda e diagnostica doenças alérgicas, associada à imunologia, formam a especialidade que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano. Esta associação acontece porque as reações alérgicas, muitas vezes, são ocasionadas pelo próprio sistema imunológico do corpo. Algumas condições que podem fazer um paciente ser tratado por um médico alergologista ou alergista são a asma, a bronquite, a sinusite, a urticária e as dermatites diversas.

Angiologista

Angiologia é a vertente da Medicina que se especializou no estudo das veias, artérias e do sistema linfático que compõe o corpo humano. O médico angiologista é o encarregado do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares tais como: varizes, trombose, vasculite, arteriosclerose, acidentes vasculares cerebrais (AVC), entre outras.

Dermatologia

DERMATOLOGIA: A pele é o maior órgão do corpo humano e o médico responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e condições que podem afetar pele, pelos, cabelos, unhas, mucosas (que podem incluir gengiva, língua, boca, lábios e área genital) é o dermatologista. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia algumas das doenças tratadas mais comuns na dermatologia são acne, alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelo, hanseníase, micoses diversas, melasma e câncer de pele.

Endocrinologista

ENDOCRINOLOGIA: As glândulas são órgãos responsáveis pela liberação de hormônios no sangue. Se essas glândulas pararem de funcionar corretamente, vários problemas podem ser causados, por isso o médico especializado no tratamento e estudo dessas glândulas é o endocrinologista. As doenças relacionadas ao metabolismo e problemas hormonais serão tratadas por essa especialidade.

Fisioterapia

FISIOTERAPIA: A fisioterapia é área da saúde encarregada de tratar, cuidar e recuperar os movimentos do corpo por meio de exercícios físicos e massagens, quando sofremos algum acidente, lesão ou problema muscular que afeta o desempenho e funcionamento de partes do corpo. O fisioterapeuta também atua preventivamente com exercícios respiratórios, relaxamento muscular e alongamentos corporais.

Fonoaudiólogo

FONOAUDIOLOGIA: Também conhecida como foniatria ou terapia da fala, é uma área da saúde especializada em resolver problemas relacionados à comunicação como linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. O fonoaudiólogo estuda causas e tratamentos de distúrbios de pessoas de todas as faixas etárias.

Ginecologista/Obstetrícia

O ginecologista- é responsável pela manutenção da saúde das mulheres. O profissional é o especialista que realiza os exames preventivos e trata as doenças ligadas ao aparelho reprodutivo feminino. Para isso, é necessário que ele tenha uma qualificação médica tanto clínica quanto cirúrgica. Obstetrícia- A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. ... O obstetra é o médico ou enfermeiro especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

Infectologia

O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas, parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.

Mastologia

A mastologia ou senologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. ... A residência médica em Mastologia tem duração de dois anos.

Medicina do Trabalho

O médico do trabalho tem a responsabilidade de avaliar os trabalhadores afim de garantir que as condições de trabalho ou o tipo de serviço não prejudique a saúde do mesmo. Alguns exames também são realizados periodicamente para avaliar a saúde ocupacional do trabalhador.

Nefrologia

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.

Neurologia/Neuropediatria

Neurologia. A Neurologia é a especialidade médica que estuda e trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso: cérebro, medula, nervos e músculos. ... As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, problemas de memória, distúrbios dos movimentos, crises convulsivas e epilepsia. Neuropediatria - A Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

Nutrição

O nutricionista é um profissional da saúde que estuda os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo e é capaz de prescrever dietas para suprir as necessidades de nutrientes de cada indivíduo. ... Conheça como funciona esta graduação, o que se estuda e como está o mercado de trabalho para nutricionistas!

Oftalmologia

O oftalmologista é o médico especializado em avaliar e tratar os problemas de visão, entre eles, miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e glaucoma. Ele também é responsável por diagnosticar e encontrar soluções para doenças que atingem a região próxima aos olhos, como as pálpebras e o canal lacrimal.

Otorrinolaringologia

Um médico especialista em otorrinolaringologia é capacitado para diagnosticar doenças no ouvido (oto), no nariz (rino) e na garganta (laringo). ... Clique no play para ouvir sobre otorrinolaringologista! Além disso, ele também cuida da cabeça e pescoço como um todo.

Patologia Clínica

A Patologia Clínica, também chamada de Medicina Laboratorial, é uma especialidade médica que se baseia na análise de exames de laboratório clínico, como exames de sangue, urina, fezes e outros materiais biológicos.

Pediatria

Um Pediatra é o médico especializado na assistência a crianças e adolescentes, seja no aspecto preventivo ou curativo, realizando consultas de rotina e acompanhando o crescimento, medindo e pesando a criança, para comparar com exames anteriores, além de prevenir e tratar as possíveis enfermidades.

Pneumologia

É o profissional da área de Medicina que diagnostica, trata e acompanha pacientes com patologias pulmonares e respiratórias contraídas de diversas formas, indicando-lhes o melhor tratamento, ou ainda cirurgia torácica.

Proctologia

A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista. É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. ... Realizam exame físico no períneo conhecido como toque retal.

Psiquiatria

Clínica Médica. É a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas.

Reumatologia

Reumatologista ou Ortopedista. Como cada especialista pode ajudar. ... O reumatologista, por sua vez, cuida dos problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).

Urologia

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. ... O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.