Exames

de imagem e laboratoriais

?

Colposcopia

Este é um exame ginecológico que consiste na observação da vulva, vagina e colo do útero em busca de lesões e doenças como HPV e o câncer de colo de útero.

?

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame de imagem que permite a exploração e a visualização do cólon. Ela é realizada com o auxílio de uma sonda, chamada colonoscópio, que é introduzida pelo ânus e conduzida até o intestino. O exame também serve para diagnosticar o câncer de cólon, principalmente em pessoas do grupo de risco.

?

Ressonância Magnética

A Ressonância magnética (RM), também conhecida por Ressonância magnética nuclear (RMN), é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos.

?

Ecografias

A ecografia é um tipo de ultrassom e exame de imagem que é realizado através de ondas sonoras ao toque do corpo. Ele é realizado para diagnosticar algumas doenças e solicitado com frequência no período da gestação. Em suas imagens captadas, é possível a detecção com detalhes dos tecidos.

?

Tomografia Computadorizada

Os aparelhos de tomografia computadorizada mais modernos captam imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

?

Raio-X

É um exame de diagnóstico por imagem que usa radiação ionizante para produzir imagens internas de diversas partes do corpo. Ele funciona como uma fotografia que mostra órgãos, ossos, músculos, vasos sanguíneos e outras estruturas. Normalmente, um técnico em radiologia executa o exame e o procedimento costuma ser simples e indolor.

?

Eletroencefalograma

O eletroencefalograma (EEG) é um exame de diagnóstico que registra a atividade elétrica do cérebro, sendo utilizado para identificar alterações neurológicas, como em caso de convulsões ou episódios de alteração da consciência, por exemplo.

?

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é feito com um aparelho ligado a eletrodos que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso. É um exame bem simples, usado rotineiramente tanto na triagem dos prontos-socorros quanto em check-ups preventivos solicitados pelo cardiologista.

?

Mapa/Holter

O Holter é um exame complementar utilizado para a avaliação da presença de arritmias cardíacas, tanto taquicardias como bradicardias. Assim como no MAPA, o paciente ficará por um dia inteiro com um monitor portátil.

?

Vectoeletronistagmografia (VENG)

Vectoeletronistagmografia (VENG) é um exame audiológico que tem como objetivo avaliar a função vestibular (responsável pelo equilíbrio) de forma indireta, através da observação dos movimentos oculares involuntários, os chamados nistagmos.

?

Bera

Também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a ausência ou presença de perda auditiva, que pode ser devido à lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

?

Audiometria

O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor no qual o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal.

?

Videolaringoscopia

É um exame de imagem em que o médico visualiza as estruturas da boca, orofaringe e laringe, sendo indicado para investigar as causas de tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir, por exemplo.

?

Exames Laboratoriais

Os principais objetivos dos exames laboratoriais são confirmar, estabelecer ou complementar o diagnóstico clínico. O check-up é uma bateria de exames clínicos laboratoriais e de imagem, que servem para verificar o estado de saúde de uma pessoa. É, ainda, uma forma de fazer o diagnóstico precoce de muitas doenças.

?

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio-X, além de não expor o paciente à radiação. O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração.

?

Eletroneuromiografia (ENMG)

É um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos, como pode acontecer em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou Síndrome de Guillain Barré, por exemplo, sendo importante para ajudar o médico a confirmar o diagnóstico e planejar o melhor tratamento.

?

Endoscopia digestiva

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

?

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é uma medida que verifica a quantidade de massa óssea que permite o diagnóstico e o tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura.

?

Teste Ergométrico

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

?

Exame Toxicológico

O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou drogas nos últimos 90 ou 180 dias.

?

Espirometria

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.

?

Impedanciometria

A Impedanciometria é um exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria. Ela avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.